A Curinga é um produto laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cuja produção é realizada por alunos da disciplina Laboratório Integrado II: Grande Reportagem, sob orientação de professores de texto/redação, planejamento visual e fotografia.
Por ser inspirada nas cartas de baralho, a Curinga trabalha com a noção de dualidade: duas faces em um mesmo objeto. Tal dualismo está representado nas editorias principais: “Eu no Mundo” e “O Mundo em Mim”, que trabalham para falar de maneiras opostas e complementares sobre o que é habitar o mundo.
Na editoria “Eu no Mundo” as matérias tratam sobre o contato entre sujeitos como transformador social, sendo espaço para pautas polêmicas, abertas ao debate e com temas voltados para o âmbito coletivo. Em contrapartida, na editoria “O Mundo em Mim” as matérias tratam de transformações que o espaço de convívio e o tempo causam no sujeito, com conteúdo voltado à reflexão.
Entre as editorias “Eu no Mundo” e o “O Mundo em Mim” a revista apresenta a editoria “Travessia”, cujas matérias propõem reflexões externas, relativas à como o tema altera o mundo habitado, e reflexões internas, de como a temática da revista se relaciona com o indivíduo e seu íntimo.
O espaço virtual também é uma ferramenta fundamental para a divulgação do trabalho realizado na Curinga. Na plataforma digital, nossos leitores acompanham conteúdos exclusivos e diferentes abordagens sobre o tema da edição. Também é possível, no entanto, que se faça a leitura da versão impressa no portal da Revista.
Com conteúdo diversificado, a revista dialoga com o público sobre as diferentes formas de habitar o mundo.
Esperamos que goste.