"Dentro e fora da Câmara": Conheça algumas
personalidades que lutam pelos ideais
indígenas no Brasil
Equipe: Ivan Vilela e Silva, Thais Silva e Vitória Diniz Damasceno
A Deputada Federal Joenia Wapichana, primeira mulher indígena a ocupar esse cargo no Brasil, recebeu em Brasília a equipe da Curinga, no dia 28 de maio, para uma conversa, publicada na edição 27 da revista. Formada em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), se tornou a primeira indígena a advogar no país. Ela nos contou, dentre tantos assuntos, como se deu a sua entrada na política.
Hoje, os povos indígenas, que tanto lutaram por um espaço de direitos e representatividade durante anos, vêm perdendo suas conquistas aos poucos, principalmente quando o assunto é demarcação de terras. Segundo Joenia, Roraima conta com 46,7% do seu território demarcado por terras indígenas. Mesmo assim, deputados do próprio Estado levantavam proposições para tentar negar os direitos desses povos e tirá-los da Constituição Federal.
A partir disso, as lideranças indígenas do estado viram a necessidade de se ter uma representação no Congresso Nacional para lutar pelas pautas indígenas. Joenia foi indicada, se filiou ao partido Rede Sustentabilidade e disputou as eleições de 2018, quando saiu vitoriosa para seu mandato de quatro anos.
“Não estou começando a trabalhar agora. Já comecei há muito tempo. O que eu estou fazendo é expandir a minha atuação como defensora dos direitos dos povos indígenas para uma outra área (Câmara dos Deputados) que nós ainda não tínhamos uma representação”, afirma Joenia.
Joenia é fruto e, ao mesmo tempo, é influenciadora de diversas forças que atuam ou já atuaram em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Nacional e internacionalmente, as vozes dos povos originários ecoam em diversos segmentos: literatura, educação, cinema, movimentos sociais, e, claro, na política. Conheça dez personalidades que já fizeram e ainda fazem história em nome dos povos indígenas do Brasil.