Deslocamentos
Chegar ao Brasil
Em busca de um futuro melhor
Os dois episódios de radionovela apresentam personagens que migraram para Minas Gerais em busca de um futuro melhor por meio do estudo.
Texto de Ana Luisa Lobo e Gustavo Ferreira
Sonora de Ana Luisa Lobo, Gustavo Ferreira, Paula Lima e Vinicius Leite Dias
O conceito da palavra ‘migrante’ é a de uma pessoa que se desloca de um espaço para outro, mas que continua na fronteira do mesmo país. O auge desse movimento no Brasil foi entre as décadas de 1960 e 1980, quando os fluxos migratórios do Nordeste para o Sudeste tiveram um crescimento elevado devido às secas que atingiram a região de origem. Esses movimentos migratórios duram até hoje, mas atualmente os motivos são outros: a procura por um futuro melhor é um dos maiores motivadores para essa mudança.
Fomos ao encontro de migrantes que vieram de outros estados para Minas Gerais, à procura dos motivos que os fizeram migrar, de seus enfrentamentos perante o deslocamento e suas condições de vida atualmente.
Érica Faustino é migrante duas vezes. Nascida em São Paulo, ela se mudou para o Pará ainda na adolescência. Em 2015, mudou-se para Minas Gerais em busca da realização do mestrado em Letras. Apaixonada pela língua portuguesa, ela descreve a vida por uma perspectiva poética.
Já Lucas é do Rio Grande do Norte e veio para Minas Gerais também em busca da sua formação acadêmica. Em 2014 saiu de Natal para Mariana, cidade em que mora até hoje, agora trabalhando como professor de história na rede estadual em Ouro Preto.